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Tutoriais, Unreal Engine

Exportando modelos de League of Legends para a Unreal Engine 4

Esse guia vai te ajudar a exportar os modelos 3D e as animações de seus movimentos, ataques, etc para a Unreal Engine 4. O resultado final vai ficar assim:

 

  • Primeira Etapa: Pegar os assets do jogo

 

Para pegar as animações e modelos pelos arquivos do jogo é preciso utilizar um programa chamado Skin Installer Ultimate ( https://sites.google.com/site/siuupdates/ ). Esse programa além de instalar skins suas também extrai as skins do próprio jogo.

Ou no caso você pode baixar os pacotes de assets nos seguintes sites caso você queira economizar um tempo:

http://www.mediafire.com/download/reshyeixc5sr8­ar/Characters_v0182_A-F.rar

http://www.mediafire.com/download/ldhxkhb2w183hun/Characters_v0182_G-K.rar

http://www.mediafire.com/download/eu5gt3kqjch0zf4/Characters_v0182_L-O.rar

http://www.mediafire.com/download/41v79b4ir75jc5u/Characters_v0182_P-T.rar

http://www.mediafire.com/download/5ik0jecnsw1o53x/Characters_v0182_U-Z.rar

Esses links estão com modelos antigos, talvez de 2014.

 

  • Segunda Etapa: Transformar os arquivos .skn, .skl e .anm em arquivos .fbx

 

Para essa etapa é necessário baixar o programa lol2dae ( https://sourceforge.net/projects/lol2dae/ ). É preciso transformar esses arquivos em .dae pois .skn, .skl e .anm não são lidos pela UE4 e mesmo o .dae é um passo intermediário.

Abra ele e procure um arquivo para o Mesh file do tipo .skn:

figura1

figura2

Marque o Include skeleton para que você possa incluir animações e escolha uma das pastas.

figura3

figura4

Feito isso só escolher o lugar em que deve ser salvado e clique em convert que teremos um arquivo do tipo .dae. Note que ele somente converte uma animação por vez, mais pra frente veremos que tem como juntar todas num esqueleto só na UE4.

Esse arquivo não é um arquivo que pdoe ser lido pelo UE4 ainda, precisaremos de outro programa para converter para a extensão .fbx, que no caso utilizaremos o Blender ( https://www.blender.org/ ).

Abra o Blender, clique em File > Import > COLLADA(.dae)

figura5

Procure pelo arquivo .dae e teremos algo assim:

Agora só exportar para .fbx, que é um arquivo que o UE4 entende:

figura6

 

  • Terceira Etapa: Importando para Unreal Engine 4

 

Agora só importar o arquivo na Unreal 4 em uma pasta da sua preferência:

figura7

Marque as seguintes boxes, não esquecendo do Import Animations:

figura8

E manda importar tudo.

Normalmente o arquivos importados vão ter 5 arquivos inúteis de animação, eu sempre apago pois são poses que não fazem muita coisa.

figura9

Para que o modelo não fique branco, temos que aplicar uma textura no material. No caso deve ter um arquivo .dds entre os arquivos que você pegou lá no começo que é a imagem de textura do modelo. Essa imagem é meio esquisita e deve ter a seguinte aparência:

figura10

O UE4 também não lê arquivo .dds então teremos que converter novamente para algo que ele leia, por exemplo .png. Eu utilizei o DDS Converter para esse trabalho.

Importe o arquivo .png na mesma pasta e abra o Deafult Material. Na tela delete o node ligado ao base color.

figura11

E arreste o arquivo .png da textura e ligue ao base color

figura12

Terminado o resultado fica desse jeito

 

  • Quarta Etapa: Importando outras animações e colocando no mesmo esqueleto

 

Importe outra animação para o mesmo projeto repetindo os passos anteriores.

Abra a animação que você quer adicionar e clique com o botão direto na referência dela no Asset Browser e depois clique em Create a copy for another Skeleton…

figura13

Na tela que surgir desmarque o Show Only Compatible Skeletons

figura14

Clique no esqueleto anterior e dá select.

Pronto agora temos as duas animações no mesmo modelo!

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