Join Waitlist We will inform you when the product arrives in stock. Just leave your valid email address below.
Email Quantity We won't share your address with anybody else.
Destaque, Headsets, Notícias

Comparação entre HTC Vive, Oculus Rift e Playstation VR

Os grandes competidores no mercado de realidade virtual já jogaram suas cartas na mesa!  Atualmente já sabemos o custo, o lançamento e as principais características de cada headset. Mas, um consumidor consciente precisa analisar e comparar antes de fazer a compra, e aí a dúvida aparece: HTC Vive, Oculus Rift ou Playstation VR?

Fizemos este artigo para ajudá-lo 😉

1. Data de lançamento

HTC Vive Oculus Rift Playstation VR
Abril de 2016 Março de 2016 Primeiro semestre de 2016
    O futuro chegou! O sonho de estar em uma realidade virtual está mais próximo do que você imagina! Até o final do ano as três maiores competidoras no mercado de realidade virtual terão lançado seus headsets! 😀
    No site oficial da HTC Vive a contagem regressiva para o início da pré-venda (29/02/2016) já começou. A HTC Vive foi a primeira a anunciar oficialmente a data de lançamento e a disponibilidade comercial mundial de seu headset para Abril de 2016.
    O Oculus Rift anunciou a data de envio para quem fez a pré-compra, assim, os primeiros a reservarem o headset podem esperar para tê-lo em mãos já em Março deste ano! Infelizmente, se você for reservar o seu Oculus Rift hoje (23/02/2016), deverá esperar para tê-lo em mãos só em Julho deste ano!
    A Sony ainda não anunciou em que mês lançará o Playstation VR. Em novembro de 2015 a Sony anunciou que o público poderia esperar o lançamento para o primeiro semestre deste ano.

2. Preço

HTC Vive Oculus Rift Playstation VR
799 dólares 599 dólares 299 dólares
    Realmente se você é um early adopter e deseja ter uma experiência de realidade virtual de alta qualidade será necessário investir um pouco mais!
    A pré-venda do Oculus Rift está sendo realizada a 599 dólares, sem contar impostos e taxas de envio. Neste preço, você receberá um headset, uma camera, um controle remoto do óculos para ações básicas de navegação na experiência virtual, um controle wireless do Xbox One (eu sinceramente não sei por quais motivos colocarm isso!), e dois jogos  Lucky’s Tale e EVE: Valkyrie.
    A pré-venda do HTC Vive será realizada a 799 dólares e iniciará agora no dia 29 de Fevereiro. Neste preço, você receberá um headset, duas câmeras para trackear a sala e dois controles completos necessários para a experiência virtual.
    Boatos dizem que a Sony irá vender o Playstation VR por 299 dólares, sem nenhum controle incluso, apenas o headset e a caixa de processamento. Dizem também que um bundle separado, contendo a camera e os controles será vendido separado por 129 dólares.

3. Especificações mínimas recomendadas para conseguir ver as experiências

Especificações Oculus Rift HTC VIVE Playstation VR
Placa gráfica (GPU) NVIDIA GTX 970 ou AMD 290 NVIDIA GTX 970 ou AMD 290 Playstation 4 – 8 core x86-64 AMD Jaguar
Processador (CPU) Intel i5-4590 Intel® i5-4590 / AMD FX 8350 Playstation 4 – 1.84 TFLOPS AMD Radeon
Memória 8GB+ RAM 4GB+ RAM Playstation 4 – 8GB GDDR5
Saída de vídeo HDMI 1.3 HDMI 1.4 ou DisplayPort 1.2 Playstation 4 – HDMI
Portas USB 3 portas USB 3.0 e 1 porta USB 2.0 1 porta USB 2.0 Playstation 4 – 1 porta USB 3.0
Sistema Operacional Windows 7 64-bit (Service Pack 1) Windows 7 64-bit (Service Pack 1) Playstation 4 – Orbis OS

Enquanto o HTC Vive e o Oculus Rift necessitam de um computador com uma boa placa gráfica, o Playstation VR sai na frente nesta corrida por já possuir muitas bases instaladas de Playstation 4 (+ de 30 milhões de unidades foram vendidas até Novembro de 2015).

Caso você não possua um Playstation 4 e vai comprar um computador, que tal testar antes se o seu computador já não é o suficiente?
Para verificar se seu computador é suficiente para rodar o Oculus Rift, basta acessar o site e baixar a ferramenta na seção de “Recommended PC Specification”
Para verificar se seu computador é suficiente para rodar o HTC Vive, basta acessar o site e fazer o teste.

Em termos de placas gráficas e sistemas operacionais, o HTC Vive e o Oculus Rift têm requisitos idênticos. O primeiro ponto importante de divergência está na possibilidade do HTC Vive permitir que as pessoas que usam AMD para ambos GPU e CPU rodem os jogos do SteamVR.
A recomendações também indicam que o HTC Vive necessita de apenas metade da memória RAM necessária para rodar o Oculus Rift, e somente uma porta USB 2.0.

Tanto o site do HTC Vive quanto do Oculus Rift, oferecem links para a compra de computadores prontos para usar com seus headsets.

4. Características dos headsets

Característica Oculus Rift HTC VIVE Playstation VR
Display OLED OLED OLED
Resolução 2160 x 1200 (1080 x 1200 por olho) 2160 x 1200 (1080 x 1200 por olho) 1920 × RGB × 1080 (960×RGB×1080 por olho)
Taxa de atualização 90Hz 90Hz 120Hz
Plataforma Oculus Home SteamVR completar
Campo de visão 110 graus 110 graus 100 graus
Área de rastreamento 1.5 x 3.4 metros 4.6 x 4.6 metros 2 x 2 metros
Fone de ouvidos embutidos Sim Prometido, ainda não confirmado  Ainda não confirmado
Microfones embutidos Sim Sim Sim
Controles Oculus Touch, Controle XBox One Controle SteamVR, qualquer controle compatível com PC PlayStation Move, controle Dual Shock 4
Sensores Acelerômetro, giroscópio, magnetômetro, rastreamento de posição 360 graus Acelerômetro, giroscópio, sensor laser de posição, câmera frontal Acelerômetro, giroscópio, sistema de rastreamento de cabeça e de posição
Conexões HDMI, USB 2.0, USB 3.0 HDMI, USB 2.0, USB 3.0 HDMI, USB

 

5. Jogos

Assim como acontece com qualquer nova tecnologia focada em jogos, disponibilizar uma boa quantidade de jogos de qualidade é a única maneira de conseguir a adoção em massa da população. Neste sentido, tanto a Vive quanto o Rift estão se dando bem, pois ao utilizar computadores como base, eles terão acesso ao Steam e sua enorme biblioteca de conteúdo VR já existente. Além disso, os desenvolvedores indies e AAA estão trabalhando em novos jogos e experiências para a plataforma, inclusive a própria Valve! 😀

O Playstation VR não ficou para trás. A Sony divulgou os próximos títulos do Playstation VR, desde o Rigs (considerado um dos melhores jogos de VR da E3 de 2015) até o jogo indie The Assembly. Um título em destaque é o The London Heist. Embora tecnicamente ainda seja uma demonstração da tecnologia, as seções que foram mostradas para os fãs, até agora, foram surpreendentemente bem recebidas.

Certamente não faltarão jogos para qualquer um dos três headsets, mas o investimento contínuo levará a conteúdos sempre maiores, melhores e mais emocionantes.

Notícia AnteriorPróxima Notícia

Comentários